Por Caio Cesar Almeida Burato
Bem, basicamente, significa a convergência dos objetivos de Marketing, Relações Públicas e Planejamento Estratégico, buscando aprimorar o relacionamento com seus diversos públicos, realizando trocas no mercado e, também, uma relação duradoura com eles.
Como seu objetivo básico é, portanto, atingir o consumidor, conseguimos entender o porquê de envolver Relações Públicas e Marketing.
Mas por que envolve também Planejamento Estratégico?
A resposta é simples: O transmarketing valoriza e depende do ambiente organizacional e suas mudanças constantes. Por isso, adotar diferentes estratégias é a melhor (e também mais abrangente) forma de atingir o consumidor.
De forma geral, então, o propósito desse conceito é transpassar as estratégias e abordagens do marketing com o objetivo de orientar, facilitar e direcionar os planos das empresas para que atinjam as metas previstas e, mais além, novas interfaces e interesses específicos.
Neste cenário, são envolvidos conceitos técnicos e conceituais, abordagens práticas e teóricas, o objetivo e o subjetivo, recursos humanos e materiais. Assim, essa relação de novas estratégias aliada ao relacionamento estável que as Relações Públicas proporcionam prometem atingir um novo patamar e um novo conceito de relação entre as partes envolvidas.
Vale ressaltar que propor novas formas de relacionamento e aliá-las à parte prática que o Marketing, por exemplo, faz parte do novo profissional de Relações Públicas, que não pode se fechar em conceitos obtusos de simplesmente relacionar-se com os públicos estratégicos, esquecendo-se que a função do Marketing é essencial e bastante importante.
Para mais informações sobre este conceito, sugerimos a compra do livro de Waldyr Gutierrez Fortes, "Transmarketing: Estratégias Avançadas de Relações Públicas no campo de Marketing".
____________________________Caio é estudante do 4º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
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