quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pedro, devolve minha luz!

Por Caroline de Oliveira Araújo

Acidentes em grandes empresas são encarados como crises que podem manchar eternamente a reputação construída durante anos. Uma crise pode ser representada por greves e manifestações de funcionários, problemas no caixa, defeitos em produtos já distribuídos à consumidores ou nesse case, um apagão quase nacional.
O The Who Company traz um case recente onde o trabalho de um profisional de Relações Públicas foi fundamental para ajudar a empresa a passar pela crise.

No último dia 10 de novembro, por volta das 22 horas, seis estados do país ficaram sem energia elétrica e também o Paraguay. Por ser um recurso importantíssimo para o país os primeiros 15 minutos foram suficientes para que a população se irritasse e questionasse o motivo do blackout. É aí que entra o trabalho de comunicação. A Usina de Itaipu recebia uma chuva de ligações de jornalistas e autoridades buscando informações sobre o acontecido, e sua equipe de assessoria estava lá prontamente para responder, mesmo sem saber o motivo da causa já passavam algumas informações para tranquilizar a população.
A disposição da empresa em passar informações durante um momento de crise é fundamental para que não hajam especulações  e achismos, além de mostrar a preocupação com o acontecido, diferente da omissão que pode causar problemas e acabar prejudicando a imagem da empresa para sempre.
Geralmente as organizações desenvolvem planos de ação para momentos como esse, que são desenvolvidos por profissionais de comunicação como os Relações Públicas, que analisam previamente as consequências da crise e a melhor forma de transmitir informações, evitando também a contradição e ataques a organização.
A profissão pode ser descrita como 'bastidores' mas é essencial nos momentos de maior vulnerabilidade da marca.

Obs: O título da postagem faz referência ao vídeo que ficou famoso no YouTube 'Pedro, me dá meu chip' e sobre as camisetas com os dizeres batizada de "Apagão 2009, Eu Fui".

______________________________

Caroline, 19 anos, é formada em WebDesign pela ETEC Ribeirão Pires e estudante do 4º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente trabalha como WebDesigner na Maná Comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário