terça-feira, 3 de novembro de 2009

As vantagens de se contratar um profissional de Relações Públicas

Por Joyce de Almeida Tomaz

Até agora explicamos o que é a profissão de Relações Públicas e qual a sua história. Hoje vamos listar as vantagens de se ter um profissional de RP dentro da empresa, ou seja, vamos mostrar a importância de nossa profissão que muitos ainda não conhecem.

Podemos observar na história, várias mudanças na sociedade, a revolução comercial ou a revolução industrial são exemplos de fatos que mudaram o comportamento das pessoas.

Vivemos hoje a era da informação, onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e com a legislação à seu favor, os funcionários das organizações são bombardeados com informações sobre seus direitos por sindicatos e por vários meios de comunicação divulgando casos de assédio moral. A imprensa está cada dia mais sensacionalista, buscando sempre divulgar com exclusividade qualquer deslize seja de uma celebridade, seja de uma grande empresa.
Por isso é tão importante ter um profissional de comunicação dentro da organização. Nós somos os responsáveis em manter um relacionamento com todos os públicos de interesse da organização. Um exemplo, são os clientes: ao invés de manter um “bom atendimento”, criamos programas de relacionamento com eles, onde mostramos sua importância para a empresa, e a responsabilidade com produtos e serviços oferecidos.

Podemos treinar o porta-voz da empresa, orientando para que passe informações corretas e coerentes para a imprensa, quando necessário. Para que não exista o risco de divulgar informações distorcidas e prejudicar a imagem da empresa.

Mantemos uma comunicação de mão dupla com a equipe de colaboradores, para que entendam os objetivos da empresa e se sintam parte importante da organização.
Estamos alinhados com a equipe de marketing, publicidade e demais áreas da comunicação para que juntos, possamos fortalecer a marca da empresa.

A comunidade sempre estará informada sobre os objetivos e das ações tomadas, para que não tenha nenhum tipo de atrito de interesses, além de criar ações de incentivo à cultura e fortalecer a imagem de empresa responsável.

Muitos acreditam que a atividade de Relações Públicas é apenas de organizar eventos. Nosso trabalho vai muito além disso. Somos profissionais que encontram o equilíbrio entre a empresa e seus públicos. É um trabalho estratégico que traz muitos benefícios à organização.


_______________________________

Joyce, 25 anos, é estudante do 4º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário