domingo, 22 de novembro de 2009

RELAÇÕES PÚBLICAS É O NOME DA COISA!

Por Camila de Oliveira Siqueira

   Uma polêmica foi levantada no mundo acadêmico de Relações Públicas, o MEC está pensando na possibilidade de mudar o nome do curso de Relações Públicas para “Relações Públicas e Comunicação organizacional” ou somente “Comunicação Organizacional”.
   No dia 14 de outubro o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp) encaminhou um ofício para o DR. PAULO ROBERTO WOLLINGER (Diretor de Regulamentação e Supervisão da Educação Superior/SESU Ministério da Educação) onde se posiciona sobre essa possível mudança de nomenclatura. Em primeiro lugar a CONFERP se mostra ofendida por ter sido convidada tão tardiamente para essa discussão, depois se mostra completamente contra essa mudança de nomenclatura, visto que as atividades da profissão de Relações Públicas definitivamente não se limitam somente a Comunicação Organizacional (As atividade exercidas pelo profissional de Relações Públicas encontra-se minudenciada na RN CONFERP N° 43/02, de 23/08/02, que pode ser acessada pelo site www.conferp.org.br), a CONFERP também ressalta que levando em consideração que a profissão é regulamentada pela Lei nº 5.377, para que haja a suposta mudança também haverá a necessidade da mudança na Lei ou a desregulamentação da profissão.
  Essa discussão tem deixado os profissionais da área de Relações Públicas e nós que ainda vamos nos formar muito preocupados, visto que essa mudança seria absurda e desvalorizaria a nossa profissão, definitivamente não se pode resumir a profissão em apenas “Comunicação Organizacional”, pois uma vez formados também podemos exercer a funções de Assessores de Imprensa, Pesquisadores, e Organizadores de Eventos, além de outras ocupações para qual somos treinados durante todos os 8 semestres do Curso de Relações Públicas.
   Temos que nos unir contra essa possível mudança que definitivamente é errada, desvaloriza os profissionais da área, e não tem sentido algum.
Enfim assim como é finalizado o ofício da CONFERP, eu finalizo esse post porque afinal “RELAÇÕES PÚBLICAS É O NOME DA COISA!”

____________________________________



Camila, 20 anos, é estudante do 4º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo e trabalha em uma empresa de Call Center.

Um comentário: