Por Diene Pereira Guedes
O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR, ganha pelo segunda vez consecutiva o Prêmio Nacional de Relações Públicas na categoria Relações Públicas Internacionais, organizado pelo Conselho Federal de Relações Públicas, a premiação ocorrerá dia 2 de dezembro em São Paulo.
O programa de Relações Públicas aliado ao Marketing e utilizado de maneira estratégica deu muito certo, pois como sabemos as Olimpíadas de 2016 terá o Rio de Janeiro como palco.
O projeto começou com uma análise ampla dos veículos de comunicação de dez países para saber a reputação do Rio de Janeiro no exterior. Na semana de escolha da cidade-sede, em Copenhague, a EMBRATUR aproveitou a oportunidade de diversos veículos de diversos países estarem juntos para divulgar o Rio de Janeiro, embora o foco fosse o esporte, apostaram em divulgar a cidade como ponto turístico apontando os benefícios que o Brasil ganharia se fosse sede das Olimpíadas.
E por que deu muito certo?
Houve a compreensão internacionalmente das carências brasileiras que seriam supridas com as Olimpíadas, acredito que os interesses internacionais também foram supridos: ter como sede uma cidade turística e com uma boa infra-estrutura, o que significa que o projeto atingiu o seu objetivo específico: estabelecer compreensão mútua entre o Brasil e a ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana).
_____________________________________