sábado, 31 de outubro de 2009

De onde veio?

Por Diene Pereira Guedes

Uma vez me interrogaram do por que de fazer Relações Públicas, e se você cursa ou trabalha como RP com certeza também já conhece esta pergunta, e se você não cursa e nem trabalha como RP ainda pode estar na dúvida certo?

RP’s enxergam a necessidade de relacionamento entre organizações, entre pessoas, e desejam fazer isto de forma sensata suprindo interesses de ambas as partes. Não desejamos fazer este relacionamento através de notícias, de vendas ou de publicidade, não discriminando nossos amigos profissionais que assim o fazem, pois também precisamos de notícias, de vendas e da publicidade, mas nós, RP’s, gostamos apenas da simples forma de se relacionar bem, aquela onde há diálogo e compreensão.



Mas Relações Públicas possui uma história?


Possui claro, já falamos alguma coisa sobre isso no post anterior, inclusive sobre a importância das Relações Públicas, mas vou tentar dar uma intensificada neste assunto de forma resumida, pois é difícil definir o surgimento das Relações Públicas uma vez que ela sempre existiu, mas não com esta definição. Todo tipo de gerenciamento de relacionamento é Relações Públicas, e era este gerenciamento que a empresa "The Light and Power Co. Ltda." precisava para se relacionar melhor com a imprensa, contratando Eduardo Pinheiro Lobo para tal função, dando início à real atividade de Relações Públicas no Brasil, em 1914.

Sua regulamentação como profissão só foi reivindicada em 1954 quando praticantes da função fundaram sua associação, Associação Brasileira de Relações Públicas. Em 1965, Ney Peixoto do Valle (presidente da ABRP) e Domingos Araújo da Cunha Gonçalves (presidente da Seção Distrito Federal) entre outros colaboradores intensificaram o trabalho de regulamentação no país e finalmente, em 11 de dezembro de 1967 surgiu a lei 5.377 e em 26 de setembro de 1968 a lei 5.377/67 regulamentando a anterior, dando início à atividade regulamentada de Relações Públicas.

No mesmo ano, Cândido Teobaldo de Souza Andrade criou o curso de graduação na Universidade de São Paulo e, desde então a profissão deslanchou.

Esta é um pouco da história das Relações Públicas no Brasil, se você deseja saber mais tem uma publicação bem legal e bem completa da PUC que vocês podem encontrar neste link: História das Relações Públicas - fragmentos da memória de uma área.

Fontes:


____________________________________


Diene, 19 anos, é estudante do 4º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo e estagiária de Relações Públicas na Neostone.

3 comentários:

  1. Legal vocês mostrarem um pouco da história das RP e incentivarem as pessoas a conhecer mais sobre essa profissão que muitos não sabem o que faz.

    Abraços,
    Aline Derenzi
    ArtCom.Blog - www.artcomblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meninas da The Who!

    Estou dando uma passadinha para agradecer o comentário e avisar que hoje começam os nossos posts!

    Beijos,
    Camilla.

    ResponderExcluir
  3. Aline, obrigada pelo incentivo.
    Com certeza, temos que mostrar ao mundo quem somos e para que viemos!

    Obrigada pelo aviso, Camilla.

    Abs.
    Maira

    ResponderExcluir