quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Relações Públicas? O que é isso?

Por Caroline Araújo e Maira Manesco

Você sabe o que é Relações Públicas?




Relações Públicas, ou RP para os universitários, é uma profissão recente que tem como objetivo cuidar e administrar a comunicação entre as organizações e seus públicos.
É um trabalho de bastidores, porém fundamental para a reputação e a boa imagem de uma empresa. Quando empresas passam por processos de crise, como problemas com produtos ou problemas internos, é o profissional de Relações Públicas que estará trabalhando para informar os interessados da forma mais eficiente possível, preservando a imagem positiva e aceitação dos públicos. Mas, claro que não é só  em épocas de crises que o Relações Públicas está presente na organização, é ele quem divulga a empresa  e seus serviços para os jornalistas, quem faz toda a comunicação da empresa com seus públicos de interesse, podemos até dizer que o RP é a base de qualquer empresa de sucesso.
A profissão foi reconhecida pela Lei 5377/67 de 11 de dezembro de 1967, mas ainda está se firmando  através de cases e publicações de especialistas, principalmente nas universidades, pois a procura pelo curso está sendo maior aumentando a quantia de faculdades que o oferecem no Brasil.

Para saber mais sobre a profissão, continue acessando o blog, a cada dia um tema novo para você se surpreender com Relações Públicas!

___________________________________

Caroline, 19 anos, é formada em WebDesign pela ETEC Ribeirão Pires e estudante do 4º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente trabalha como WebDesigner na Maná Comunicação.



Maira, 19 anos, é estudante do 4º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é estagiária em Assessoria de Imprensa na Souza Franco Comunicação.

7 comentários:

  1. Bom início, o blog ficou legal, parabéns The Who.

    Estou adorando esta valorização das Relações Públicas que os blogs estão enfocando.

    Abraços,
    Cibele

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal.

    Ótimo post de iniício de blog. Acho muito importante essa divulgação das verdadeiras RPs.
    Já coloquei vocês nos meus links.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olha só vocês arrasando com o blog, de novo!
    Parabéns!
    Abraços,
    Claudia N. Rebechi

    ResponderExcluir
  4. Cibele, obrigada você pelo carinho e apoio aos nossos blogs.

    Oi Fábio, obrigada pelo elogio, às vezes RP é meio desvalorizando, como vimos em alguns depoimentos do vídeo poucos sabem o que realmente é, mas nós que lutamos pelo reconheciento da profissão não podemos desanimar!

    Professora Claudia, que orgulho a senhora por aqui. Muito obrigada pela visita.

    Abx.
    Maira - TheWho

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte com a ferramenta, sucesso no TCC e continuem contribuindo para as Relações Públicas no Brasil! Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  6. Juliana, sinceramente não entendi seu comentário, mas respondendo ele: as Relações Públicas é uma parte da Comunicação que cuida do contato da organização com seus públicos de interesse.

    Abs,
    Maira

    ResponderExcluir